A Empresa

18/set/2012 alexandre
Clique para ampliar

A empresa Rancho Taura é uma agroindústria com registro número 884 junto ao CISPOA (Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal), órgão da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul responsável pela inspeção de produtos de origem animal que são comercializados dentro do estado. Sendo assim toda a produção de cortes e embutidos comercializados pela empresa passam por um rigoroso controle nos processos de produção e inspeção garantindo ao mercado consumidor segurança alimentar e produtos com qualidade.

CHIBITO – Especialidades ovinas é a marca da linha de produtos de cortes e embutidos de carne ovina produzidos pela AGROINDÚSTRIA RANCHO TAURA LTDA. Assim toda a produção de cortes e embutidos da empresa chega ao mercado consumidor com esta marca registrada, sinônimo de qualidade e procedência dos produtos RANCHO TAURA ALIMENTOS.

História da empresa

A propriedade rural Rancho Taura localizada em São Martinho da Serra – RS na localidade do Rincão dos Negrinhos, zona rural trabalhava com a produção de gado de cria e corte e um pequeno rebanho de ovinos para consumo. A partir do ano de 2005 a família buscando uma maior rentabilidade da propriedade optou pelo foco na atividade da ovinocultura que vinha se demonstrando promissora. Dentro desse enfoque passou a trabalhar na sua totalidade com a ovinocultura, tanto na produção de genética como na produção de animais para abate.

Em 2010 a família preocupada com a sucessão e continuidade do negócio resolveu incrementar a atividade para buscar uma continuidade do negócio dentro do núcleo familiar. Assim, identificamos uma carência no mercado e demanda crescente para cortes de cordeiro e embutidos. Buscando esta diferenciação do negócio passou-se a agregar valor na atividade da ovinocultura onde a  propriedade passou a trabalhar desde a produção dos ovinos até a venda dos cortes para o mercado consumidor, fechando assim o ciclo completo da produção. Isso foi possível através da criação da empresa Rancho Taura Alimentos, uma agroindústria familiar, onde todos os produtos oriundos desta empresa recebem a marca CHIBITO.

Hoje a agroindústria além de beneficiar toda a produção de ovinos de corte da propriedade rural Rancho Taura também recorre ao mercado da região central e fronteira, através de produtores parceiros que fornecem sua produção de ovinos de acordo com as necessidades e padrões da agroindústria Rancho Taura.

Padrão de Qualidade – CHIBITO

Com foco em produzir cortes e embutidos de carne ovina com padrão, segurança alimentar e qualidade nosso trabalho começa desde a escolha criteriosa da matéria-prima até a saída do produto embalado, rotulado e na temperatura adequada para o consumidor.

- Controle da matéria-prima: Além dos ovinos produzidos na propriedade Rancho Taura buscamos animais na região onde estamos localizados e na fronteira. O abate é terceirizado e ocorre em frigorífico parceiro devidamente registrado e inspecionado estando apto a fornecer matéria-prima de qualidade (carcaças ovinas). Os animais abatidos são criteriosamente selecionados para garantir um acabamento de carcaça ideal (gordura 3) para termos cortes sempre com o mesmo padrão de gordura, acabamento e qualidade.

- Boas Práticas de Fabricação (BPF):  Conjunto de princípios e regras que devem ser adotadas pelas indústrias para o correto manuseio de alimentos. Abrangem desde a escolha das matérias-primas até o produto final, com o objetivo de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos, buscando a preservação da saúde dos consumidores. O resultado do BPF é o Manual de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação, um guia para fabricação e manipulação dos Produtos Alimentícios no sentido de organizar e seguir a produção dos mesmos de forma segura para que os fatores humanos, técnicos e administrativos que influem sobre a qualidade dos produtos estejam efetivamente sob controle. Alguém que nunca esteve na empresa, ao ler o Manual de Boas Práticas deve conseguir formar uma ideia concreta de como é e de como funciona a empresa. Contudo, a legislação entende que alguns assuntos que compõe o Manual de Boas Práticas, como potabilidade da água, controle de pragas, higienização, saúde do funcionário, asseio pessoal e etc. são tão importantes que precisam ser melhor detalhados, monitorados e verificados. Para esse detalhamento deve-se criar um passo a passo, formas de  monitoramento e de verificação desses assuntos importantes, assim, foram estabelecidos os POPs.

- Procedimento Operacional Padrão (POP): É o procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos.

– Programa Padrão de Higiene Operacional (PPHO): Contém todos os procedimentos descritos, implementados e monitorizados de limpeza ou de limpeza + sanitização das instalações, equipamentos e utensílios de trabalho, visando estabelecer a forma rotineira e padronizada pelo qual o estabelecimento mantém a higiene de todo o ambiente industrial durante as operações. São divididos em procedimento pré- operacionais e operacionais. Os pré-operacionais compreendem os procedimentos de limpeza e sanitização realizados antes do início das operações. Já os operacionais são aqueles procedimentos de limpeza ou limpeza + sanitização realizados durante a execução das operações, como por exemplo: retirada de resíduos do piso, limpeza , higienização de tábuas de corte, higienização de bacias, etc.

- Controle laboratoriais – microbiológico e físico-químico: São realizados respeitando um cronograma de análises e coletas, buscando comprovar e certificar a qualidade dos produtos e as condições em que se realizam os processos. Todas as amostras coletadas são registradas e encaminhadas para laboratórios credenciados junto ao CISPOA. Os resultados dos exames são auditados pelo CISPOA responsável pela inspeção do estabelecimento.
- Programa Alimento Seguro (PAS): O Rancho Taura é certificado dentro do Programa Alimento Seguro (PAS).  O PAS é um programa desenvolvido por entidades do Sistema “S” que tem o objetivo de reduzir os riscos de contaminação dos alimentos, atuando no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar e implantar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as Boas Práticas (BPF) e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), nas empresas integrantes da cadeia dos alimentos, em todo país.

Galeria de imagens

Rebanho
(Ampliar)
CHIBITO
(Ampliar)
Carcaças inspecionadas em carregamento
(Ampliar)
Carcaças inspecionadas prontas para produção de cortes
(Ampliar)
Carcaças em caminhão frigorificado
(Ampliar)
Caminhão Frigorificado Rancho Taura
(Ampliar)
Cordeiros para abate
(Ampliar)

Rancho Taura

Visite o site do Rancho Taura e conheça um pouco mais do nosso trabalho.

Distribuidora

Além da CHIBITO, o Rancho Taura distribui outros produtos de qualidade, conheça nossa linha completa aqui!

Chibito - Especialidades Ovinas. O melhor sabor da carne de cordeiro.

Encontre a CHIBITO

Rua Papa Leão XIII, nº 90 - Térreo
Santa Maria, RS - CEP: 97015-460
E-mail: contato@chibito.com.br
Ligue: (55) 3347.8200 / (55) 9686.2121

Pedido On-line

Já é nosso cliente?
Clique no link abaixo e saiba como se cadastrar para fazer seus pedidos online.
Acessar Pedidos.

Conecte-se Conosco

Acompanhe a CHIBITO nas redes sociais.

Voltar ao topo